Blog do John


NEGÓCIO SOB SUSPEITA

 

A disputa político-partidária no setor de energia não vem de agora, principalmente quando se trata de ‘apadrinhados’ do senador José Sarney. Verdadeiro “coronel do loteamento energético brasileiro”, Sarney usou de chantagem com o presidente Lula para indicar o senador Edison Lobão para o Ministério de Minas e Energia, ameaçando tirar licença no Senado, junto com a filha Roseana, ao saber que Lula tendia pela nomeação de um indicado da ministra Dilma Roussef.

 

Agora, descobriu-se que tramita na 15ª Vara Federal, em Brasília, um processo de execução que coloca sob suspeita operações realizadas pelo Grupo Rede na gestão do executivo presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), Evandro Coura, indicado na época pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e pelo senador José Sarney para ser presidente da cobiçada Eletrobrás. Dez empresas do grupo compraram em 2003 parte dos direitos de recebimento de uma suposta indenização que uma usina falida de cana-de-açúcar de Alagoas cobra da União na Justiça desde 1989. A última conta apresentada pelos advogados da usina é de R$ 701 milhões.

 

A juíza da 15ª Vara, Emília Maria Velano, avisou que a Usina Ouricuri não conseguiu provar ainda que o governo lhe deve algum valor e que o negócio feito pelo Grupo Rede não tem validade. Na decisão, a juíza determina que o Ministério Público Federal seja avisado para apurar as suspeitas de fraude praticada pela usina contra seus credores durante o processo de falência, por ter vendido os possíveis direitos sobre a indenização, e a eventual compensação irregular de tributos pelo Grupo Rede na Receita Federal.

 

Por John Cutrim

 

 

O USO DA PALAVRA EM DESUSO

 

Vejam só, o colunista Francisco Marcos, o Pancho do p&p, ao ler um livro elaborado por um filósofo português, recorreu ao dicionário para uma ou outra palavra e, qual não foi sua surpresa?

Francisco Marcos descobriu um substantivo que quase não usamos no Brasil, mas que pode esclarecer algo importante.

 

A palavra "maranhão", substantivo masculino, que significa mentira bem engendrada.

 

E questiona: Não estaria aí a explicação principal do valor dos Sarneys?

 

Do Blogue Prosa e Política

 

 

MINISTRO DO TSE MANTÉM CASSAÇÃO DO TEMPO DE PROPAGANDA DO PMDB NO MARANHÃO POR TER FAVORECIDO ROSEANA NAS ELEIÇÕES

 

 

O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, manteve a cassação parcial – menos dois minutos - do tempo de transmissão da propaganda partidária do PMDB no Maranhão. O partido foi acusado de ter favorecido em propaganda eleitoral a então pré-candidata ao governo do estado, Roseana Sarney, nas eleições de 2006 quando na época ela ainda estava no antigo PFL (atual DEM).

 

Em primeira instância, foi deferida liminar para suspender a retransmissão da propaganda e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), no mérito, confirmou a liminar. Sustentou que a utilização do tempo destinado a propaganda partidária para promoção de pré-candidata filiada a outra agremiação é irregular e que o uso indevido do tempo deve ser descontado nas inserções programadas para o semestre seguinte.

 

No Agravo de Instrumento (AG 7996), o ministro Marcelo Ribeiro considerou acertada a decisão do Tribunal Regional, que aplicou o princípio da proporcionalidade, descontando dois minutos do tempo de transmissão da propaganda partidária no semestre seguinte, “sendo a sanção proporcional à gravidade e à extensão da falta, dando-se o julgamento do mérito em 6 de julho de 2006”.

 

De acordo com o ministro, a jurisprudência do TSE é no sentido de que se deve aplicar a proporcionalidade na perda do tempo de transmissão, caso o julgamento seja antes do decurso do semestre seguinte.

 

Essa não é a primeira vez que o TSE multa Roseana por propaganda irregular. O Tribunal através do ministro Caputo Bastos recentemente confirmou punição semelhante em outro caso quando ela (Roseana) juntamente com seu irmão, o deputado José Sarney Filho (PV-MA) e a Gráfica Escolar, responsável pela impressão do jornal O Estado do Maranhão, foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral no Maranhão por distribuir, entre seus cadernos, um boletim informativo com fotografias dos filhos do senador José Sarney (PMDB-AP) demonstrando propaganda eleitoral antecipada.

 

John Cutrim com informações da assessoria

 

 Sarney um "cacique exitoso"

O senador José Sarney (PMDB-AP) conversa com a filha, a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA)

Com essa declaração concedida ao jornalista Cláudio Leal durante uma entrevista à revista Terra Magazine, o historiador Marco Antonio Villa, professor do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos, analisa a trajetória de Sarney e defende que uma das características de sua força política - regional e nacionalmente - é o jogo minimalista travado pelo poder local com o central.

 

Villa é conhecido por ser protagonista de um discurso polêmico sustentado apartir de uma permanente crítica às influências do coronelismo na esfera federal. Sobre a recente indicação de Edison Lobão para o ministério de Minas e Energia, o historiador comenta com ironia: “Parece que o Sarney tem uma vocação pro setor elétrico. Ele sabe, no máximo, como nós, acender e apagar o interruptor; Eu gostaria que alguém chegasse pro Sarney e perguntasse por que ele tem tanto interesse no setor elétrico, se ele gostaria de ter sido engenheiro elétrico.....”

 

Mais adiante quando o assunto foi a filha do ex-presidente, senadora Roseana Sarney, líder do governo no congresso, Marco Antonio confessa ter o seguinte desejo: “Eu até brinco: não consegui em 2007 ver, mas em 2008 meu sonho de consumo político é vê-la (Roseana) falar no plenário ou num debate. Até hoje, nunca vi - e assisto a TV Senado. Eu nunca a vi participar de um debate político!”

 

Segundo analisa Villa, a relação entre José Sarney e o presidente Lula guarda pragmatismo de ambos os lados. Lula atenuou a imagem negativa entre os conservadores; Sarney reformulou a aliança nacional para controlar o poder local, ainda que seu grupo tenha perdido o governo do Maranhão.Ele precisava estabelecer outras alianças no plano nacional uma vez que sabia que a candidatura Lula no Maranhão era forte, por causa da representação simbólica de Lula em 2002. Nesse conjunto de interesses recíprocos, Lula-Sarney, Sarney-Lula, é que ele estabeleceu essa sólida aliança que o Lula faz questão de ressaltar a todo momento - com a presença de Sarney, inclusive, na campanha de 2006, abandonando Jackson Lago (PDT).

 

Para ele, Sarney consegue vender um apoio maior do que ele tem, uma influência que é muito superior à que detem no Congresso, isto é, uma forte influência nacional sendo uma das mais longevas presenças políticas da República... “Sarney é hoje o cacique mais exitoso da política brasileira, em termos de longevidade”

 

Por John Cutrim



Escrito por John Cutrim às 13h20
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Histórico
QUAL JORNAL DE SÃO LUÍS NA SUA OPINIÃO TRABALHA A NOTÍCIA COM MAIS IMPARCIALIDADE?
Jornal Pequeno
O Imparcial
O Estado do Maranhão
Atos e Fatos
A Tarde
O Quarto Poder
Diário da Manhã
Extra
O Debate
Gazeta da Ilha

Em qual desses candidatos você votaria para prefeito de São Luís em 2008?
Bira do Pindaré (PT)
Flávio Dino (PC do B)
Clodomir Paz (PDT)
José Reinaldo (PSB)
Canindé Barros (PSL)
Raimundo Cutrim (DEM)
João Castelo (PSDB)
Pinto Itamaraty (PSDB)
Chico Viana(PSDB)
Pedro Fernandess (PTB)
Julião Amim (PDT)
Edson Vidigal (PSB)
Gastão Vieira (PMDB)
Edvaldo Holanda (PTC)
Marcos Silva (PSTU)
Saturnino Moreira (PSOL)
John Cutrim(KK)
Clóvis Fecury(DEM)
Cléber Verde(PRB)
Roseana Sarney(DEM)
Wellington do Curso Wellington(PSDB)

Faça sua busca na Web!
page counter


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 MEU ORKUT
 Blogue do Ricardo Santos
 Blogue o Vianense - Notícias de Viana
 Blogue do Adonias Soares - Notícias de Presidente Dutra
 Blogue do Josué Moura - Notícias de Imperatriz
 Blogue do Totonho-Vice-Prefeito de Colinas)
 Blogue do Samuel Barroso - Notícias de Colinas
 Blogue Kgueta - Notícias de Chapadinha
 Blogue Rosário Notícias
 Blogue do William Fernandes
 O Timonense-Notícias de Timon
 Jornalista do Sol-Amanda Dutra
 Flogue Rosário Notícias
 Blogue do Bira do Pindaré
 Coluna Zill de Bacabeira-Isaias Rocha
 Ivandro Coêlho
 Blogue da Alcinéia Cavalcante - Amapá
 Thalitíssima
 Blogue do Maurício Araya
 Blogue do Zé Reinaldo
 Blogue PSB de Timon
 Timon Acabado
 Blogue Liberdade de Expresssão-Ana Paula
 Espaço do Professor Andrade
 Blogue PDT de Timon
 Blogue do Bruno-Mr.Rogers
 Blog da Tv Mirante de Chapadinha
 Blogue Bastidores da Secom
 Blogue da ADESMA
 Blogue do SEU JOCA
 Blogue Por Pinheiro-Gustavo Lopes
 Estudos Bíblicos sem fronteiras teológicas
 Bíblia Online Diante do Trono
 Apocalipse
 Palavra Prudente
 Bíblia
 Lagoinha.com
 Catho
 Catho M
 QueBarato
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Blog de Estudos Bíblicos
 Estudos Bíblicos
 Blogue do Deputado Ivan Valente
 Blogue do Luis Nassif
 Estudos Bíblicos Online