Blog do John


SARNEY: UM PARADOXO SEM LIMITES DO INTERESSE 

 Carta do próprio punho de Sarney

O ex-presidente da República e senador José Sarney, em nota escrita de próprio punho no último dia 16 deste mês e endereçada à Agência Estadual de Notícias, manifestou solidariedade ao governador Roberto Requião, vítima de censura prévia imposta por decisão judicial a pedido do Ministério Público Federal.

 

O senador Sarney afirmou ser incompreensível que, na defesa de suas idéias, no exercício de sua liberdade de consciência e expressão, Requião seja punido e intimidado no seu justo direito de falar, expondo suas posições e defendendo o seu governo, relatando suas obras que são de grande dimensão, exemplares ao longo de sua vida pública.

 

Esse mesmo José Sarney senador pelo PMDB do Amapá, ex-presidente da República, membro da Academia Brasileira de Letras, tão democrata nos discursos do senado, nos artigos na "Folha de São Paulo” e que agora defende com unhas e dentes seu cumpicha da grande elite conservadora paranaense, está sendo acusado de usar a Polícia Federal para intimidar o jornalista Lourival Bogéa, diretor do Jornal Pequeno. Lourival é alvo de processo judicial em que o senador entrou com uma representação penal impetrada via Brasília na Polícia Federal.

 

O mesmo José Sarney, que criticou veementemente o presidente Hugo Chávez acusando-o de autoritarismo e de cercear a imprensa naquele país, ingressou nesse mês com uma ação indenizatória no valor de 220 mil reais contra o Jornal Pequeno, que é um jornal que tem 57 anos, sempre trabalhando pelas causas democráticas e populares no Maranhão tendo como objetivo o compromisso de fazer uma imprensa livre, imparcial e ética. Tudo porque Lourival Bogéa é um contundente e diário crítico da atuação política de Sarney.

 

Diante de todas essas contradições do ‘coronel’ Sarney, ficam evidentes os seguintes pontos e indagações: o jogo duplo de cena que Sarney faz quando estão colocados em jogo os seus interesses, nunca fez e nunca fará nada de graça, nem mesmo quando apoiou a Ditadura Militar; por que o senador Sarney não processa a revista VEJA que tem publicado um vasto material de cunho jornalístico sobre as suspeitas que recaem sobre ele e sua família no caso Gautama?! E por fim por que o ‘rei da mordaça’, como o senador José Sarney é conhecido por tentar impor censura a jornalistas do Amapá e do Maranhão, tenta de todas as formas (não conseguirá) calar o Jornal Pequeno já que ele se auto-proclama como escritor, jornalista e político defensor da democracia e das liberdades? Sarney é a figura de um paradoxo, ou seja, o oposto do que alguém pensa ser a verdade!

 

Por John Cutrim  johncutrim@hotmail.com

 

 

SARNEY E EDINHO LOBÃO APARECEM COMO UM DOS MAIS FALTOSOS DO SENADO

OS SENADORES MAIS FALTOSOS
clique para ver detalhes

Senadores mais ausentes

 

De acordo com levantamento feito pelo site Congresso em Foco, nos seis primeiros meses de 2008 nenhuma votação no Senado conseguiu reunir todos os 81 senadores. Segundo constatou o site, 60 senadores deixaram de justificar 179 faltas nesse primeiro semestre, outros cinco senadores faltaram mais que o percentual permitido (33%) e entre os dez mais faltosos, 23 dessas faltas ficaram sem explicação.

 

No topo da lista dos mais ausentes, conforme lista de presença das sessões deliberativas publicadas pelo Diário do Senado de 12 de fevereiro a 19 de junho, é apontado o nome do senador maranhense Lobão Filho (DEM) com 39,8% de faltas totais, ficando atrás apenas do senador João Durval do PDT da Bahia.

 

O senador Lobão Filho (DEM–MA) herdou do pai o cargo, mas não o hábito. Edinho Lobão, substituído pelo filho suplente em 31 de janeiro deste ano, quando assumiu o Ministério das Minas e Energia, foi um dos senadores mais assíduos em 2007, segundo levantamento anterior do Congresso em Foco.

Lobão Filho compartilha com o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) o segundo lugar na lista dos menos assíduos. Os dois estiveram ausentes a 21 sessões deliberativas, 38,9% de falta.

 

Lobão Filho justificou 19 faltas com licença médica, missão política e oito delas por interesse particular. Deixou outras duas faltas sem nenhuma justificativa. Segundo sua assessoria de imprensa, o senador teve problema na coluna e precisou ser deslocado para São Paulo, o que o afastou do plenário do final de fevereiro ao início de março.

 

Entre os dez mais faltosos, estão também o Marcelo Crivella (PRB-RJ), com 18 faltas, duas delas não justificadas, Fátima, Renan Calheiros, 17 faltas, cinco sem justificativa e José Sarney (PMDB-AP), 17 faltas, seis sem justificativa.

 

O mapeamento informa ainda que  o estado do  Maranhão aparece como uma das bancadas menos assíduas nas sessões deliberativas do senado, deixando de comparecer em quase cerca 26% das sessões do primeiro semestre.

 

Por John Cutrim com informações do Congresso em Foco



Escrito por John Cutrim às 13h59
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Histórico
QUAL JORNAL DE SÃO LUÍS NA SUA OPINIÃO TRABALHA A NOTÍCIA COM MAIS IMPARCIALIDADE?
Jornal Pequeno
O Imparcial
O Estado do Maranhão
Atos e Fatos
A Tarde
O Quarto Poder
Diário da Manhã
Extra
O Debate
Gazeta da Ilha

Em qual desses candidatos você votaria para prefeito de São Luís em 2008?
Bira do Pindaré (PT)
Flávio Dino (PC do B)
Clodomir Paz (PDT)
José Reinaldo (PSB)
Canindé Barros (PSL)
Raimundo Cutrim (DEM)
João Castelo (PSDB)
Pinto Itamaraty (PSDB)
Chico Viana(PSDB)
Pedro Fernandess (PTB)
Julião Amim (PDT)
Edson Vidigal (PSB)
Gastão Vieira (PMDB)
Edvaldo Holanda (PTC)
Marcos Silva (PSTU)
Saturnino Moreira (PSOL)
John Cutrim(KK)
Clóvis Fecury(DEM)
Cléber Verde(PRB)
Roseana Sarney(DEM)
Wellington do Curso Wellington(PSDB)

Faça sua busca na Web!
page counter


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 MEU ORKUT
 Blogue do Ricardo Santos
 Blogue o Vianense - Notícias de Viana
 Blogue do Adonias Soares - Notícias de Presidente Dutra
 Blogue do Josué Moura - Notícias de Imperatriz
 Blogue do Totonho-Vice-Prefeito de Colinas)
 Blogue do Samuel Barroso - Notícias de Colinas
 Blogue Kgueta - Notícias de Chapadinha
 Blogue Rosário Notícias
 Blogue do William Fernandes
 O Timonense-Notícias de Timon
 Jornalista do Sol-Amanda Dutra
 Flogue Rosário Notícias
 Blogue do Bira do Pindaré
 Coluna Zill de Bacabeira-Isaias Rocha
 Ivandro Coêlho
 Blogue da Alcinéia Cavalcante - Amapá
 Thalitíssima
 Blogue do Maurício Araya
 Blogue do Zé Reinaldo
 Blogue PSB de Timon
 Timon Acabado
 Blogue Liberdade de Expresssão-Ana Paula
 Espaço do Professor Andrade
 Blogue PDT de Timon
 Blogue do Bruno-Mr.Rogers
 Blog da Tv Mirante de Chapadinha
 Blogue Bastidores da Secom
 Blogue da ADESMA
 Blogue do SEU JOCA
 Blogue Por Pinheiro-Gustavo Lopes
 Estudos Bíblicos sem fronteiras teológicas
 Bíblia Online Diante do Trono
 Apocalipse
 Palavra Prudente
 Bíblia
 Lagoinha.com
 Catho
 Catho M
 QueBarato
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Blog de Estudos Bíblicos
 Estudos Bíblicos
 Blogue do Deputado Ivan Valente
 Blogue do Luis Nassif
 Estudos Bíblicos Online